sexta-feira, 24 de abril de 2009

em manutenção...


A vida tem um jeito estranho de se manifestar. Pessoas nascem, pessoas morrem, e tudo parece ter um sentido meio esquisito no meio desses dois processos. Isso é, se no final eu e você vamos morrer, porque devemos nos dedicar tanto na manutenção das batidas do coração?
Não sei quanto a vocês mas eu nunca estou de bem com a vida, pra piorar, tenho que ir para aquele emprego que eu odeio, perder um dia inteiro com aquelas pessoas que eu não suporto, seguir uma rotina diária que a cada despertar fica mais difícil de suportar, e receber um salário miserável no final do mês que acaba praticamente todo em contas. Esse é o tipo de sacrifício que você faz simplesmente para sobreviver, e não me venha com essa de que isso é vida, ninguém deveria passar por isso. Eu entendo que precisamos de sacrifícios para conseguir as coisas que queremos, isso é até uma questão de mérito, mas precisa ser algo tão frustrante? Estamos sempre buscando uma forma confortável de se sustentar, de manter a família unida, correndo atrás de uma felicidade impossível de se atingir, mas porra, eu preciso trabalhar nove horas por dia e abrir mão de tantos outros afazeres pra conseguir algo que deveria ser tão simples? Preciso ter uma carreira brilhante para ser feliz? É nisso que a felicidade se resume? Em quem tem o maior emprego e quem ganha mais? E o padeiro da esquina, o frentista do posto, o porteiro do prédio, o gari da calçada, o jornaleiro?... E eles? E sem eles? E se todos tivessem faculdade, se todos fossem bem sucedidos, quem é que ia fazer os pães, servir as mesas, atender o balcão, construir as casas...?
Já pensou que se a vida sempre acaba em morte, talvez isso seja um sinal de que não devemos lutar tanto pela sobrevivência?
É nesse momento que a vida se manifesta, quando surgem aquelas coisas que fazem seu coração bater mais forte, quando você se apaixona pela mulher da sua vida, quando olha para seu filho e fica imaginando ser capaz de dar tudo do melhor para ele, quando você deixa seus pais orgulhosos com alguma coisa que você fez, quando alguém que você gosta adoece e toda sua compaixão se estabelece numa grande preocupação, quando alguém morre e o sofrimento te mostra que você vai sentir muito mais falta dela do que imaginava. A solidão é pesada demais para se carregar sozinho, e basicamente, a vida se manifesta através da existência de algumas pessoas, aquelas pessoas essenciais, aquelas pessoas que te fazem se encontrar, que dão sentido a sua vida, sejam amigos, parentes, namorados, filhos, pais... pessoas. Acho que em algum lugar da história o ser humano se perdeu, começou a dar valor pra coisas ao invés de pessoas. Pessoas que nascem, pessoas que morrem.