sábado, 18 de julho de 2009

About NY

Minha querida Ana,

tentei te enviar este e-mail ontem, mas a bateria acabou enquanto eu escrevia...


Ontem voltei a biblioteca para usar o computador na e procurei na busca de alguns hotspots (locais onde consigo acessar internet wireless), com posse destas informações percorri estes lugares até encontrar uma rede indefesa o suficiente para que eu tivesse acesso livre a internet... o que foi relativamente fácil.

Falei com nossa mãe e pude contar um pouco a ela do que vou lhe descrever, peço humildes desculpas por você não ser a primeira a receber as novidades... mas foi apenas por força da ocasião.


New York é bela como nos cinemas, a primeira impressão que temos é que não é um local para principiantes... tem seu charme, principalmente nos pequenos detalhes: taxisitas nervosos xingando pedestres e outros carros, um oceano destes ruidosos monstros amarelos em cada rua. As Avenidas são infinitas, numeradas como um enorme mapa, uma verdadeira poluição visual de telões em arranha-céus que só podemos ver o topo quando estamos a quarteirões de distância...tudo muito lindo, muito movimentado, muito cheio...

Time Square toda acesa deixa claro o porquê deste ser o país da tecnologia e do consumismo, a Brodway parece um imenso show de caça talentos, cheio de pseudo-atores, e demais aspirantes a artistas tentando ganhar a vida com o que chamam de arte...

Carol, nada disso se compara ao efeito que a visão da estátua da liberdade nos causa: é a coisa mais forte que já vi, tive vontade de chorar... arrepia ver aquele Gigante esverdeado se impondo ao céu e desafiando o horizonte... só de lembrar já estou com água nos olhos... definitivamente uma das coisas mais impressionantes que vi em toda a minha vida.


Mas a magia fica por ai, New York é apenas um local de trabalho, muito poluído, super lotado, extremamente comercial, uma cidade confortável apenas quando se ve pelas telas da tv, em nossos sofás, no aconchego do lar. Na vida real, é um local hostil.

Gastei o dia de ontem (17/jul) me adaptando ao ambiente, o que acredito ter feito perfeitamente... Hoje começo minha maratona de turista(o que já devo ter feito quando você receber este e-mail), percorrendo os locais para tirar fotos, mas definitivamente esta é minha última visita a New York, não gostei deste tumulto...

Mas não se engane: eu poderia viver minha vida toda aqui sem ter problemas, a verdade é que encontrei um lugar onde nunca me senti tão a vontade em minha vida, e este lugar se chama Daytona Beach, na Flórida.

ah, como eu gostaria de poder morar em uma cidade como essa... limpa, calma, uma praia maravilhosa, pessoas bonitas, simpáticas, e com toda a tecnologia que temos em uma cidade grande como NY, apenas com mais conforto. Esse tipo de coisa não encontraremos em nosso país, não nesta vida...


Resumindo, New York é definitivamente New York, uma cidade singular, um lugar para se lembrar... Queria tanto que você pudesse estar aqui comigo, só assim você entenderia o que estou tentando lhe descrever, falar sobre esta cidade é como tentar descrever as expressões de um auto-retrato de Rembrandt... impossível...



Com Amor,
JAMC